segunda-feira, 21 de junho de 2010

OCE-treine.net impecável na prova de MTB mais importante do país!


A segunda etapa da Copa Internacional Levorin de MTB, que aconteceu em São Lourenço-MG, no dia 13 de junho, reuniu 650 ciclistas de diversos estados brasileiros, além de presenças internacionais, já que o evento contabilizou pontos para o ranking mundial aos que visam a participação nos Jogos de Londres 2012.






Com um presença maciça no evento a OCE-treine.net enfrentou grandes adversários e adversidades naturais, como o frio intenso e neblina, com sensação térmica de 0 graus para os que largaram as 8hrs da manhã. Mas isso não tirou o brilho do volume de atletas totalmente preparados para grandes performances.




Foi o caso de Silvio Otávio da sub-40, que mandou um belo 3º lugar e, se vencer a 3ª etapa, será o grande campeão trazendo o único título do MTB nacional que a OCE-treine.net não tem (OCE foi vice com Abraão A. em 2006). 





Na categoria sub-13 Keverson Alves da Silva que liderava a Copa após vencer a 1ª etapa sentiu muito frio e defendeu como pôde sua camisa amarela.  Chegando na 5ª colocação essa grande promessa do mountain bike brasileiro ainda briga pelo título. Parabéns, jovem!





Mas as grandes performances dos nossos atletas tinham apenas começado naquele dia. A 2ª largada permitiu que os melhores bikers do Brasil travassem disputas em um dia que já tinha virado puro sol e céu azul.  A Super Elite Masculina, Elite Feminina, Sub-23 e Sub-30 bateram recorde de inscritos e a OCE marcou presença no pódio em todas essas categorias com performances de tirar o fôlego do público presente, que compareceu em massa para prestigiar o evento.


Na categoria Super Elite que teve mais de 50 atletas presentes (dentre eles estrangeiros), Hugo Prado Neto (Specialized-Giro Sport Center) e Uirá Ribeiro de Castro marcaram presença no pódio. Hugo Prado Neto obteve um grande resultado nesta prova de cross country, apesar de ser especialista em provas de longa distância, como maratonas e ultramaratonas. Ele foi 5º na disputadíssima categoria profissional.  “O meu foco continua sendo as provas longas. Estou focando os treinos para a GRAND RAID na Suíça em agosto, que teve como campeão no ano passado o Alex Moos que corre para o time da BMC de ciclismo (mesma equipe do Cadel Evans e George Hincapie). Atualmente, é uma das provas de MTB mais difíceis de um dia. Comecei há uma semana meus treinamentos em tenda de altitude o que deve me fadigar um pouco nas próximas semanas. Também já confirmei presença na Cape Epic 2011″, afirmou Hugo que conquistou o melhor resultado brasileiro da história com o Top 30 no Cape Epic 2010, ao lado de Uirá de Castro. Uirá chegou na 14ª colocação.





Na categoria Elite Feminina, a OCE foi também muito bem representada com Manuela Vilaseca e Izabela Salvato. “Eu estava me sentindo super forte e motivada, pronta para conquistar um ótimo resultado. Foi aí que a minha prova simplesmente foi por água abaixo. Um ciclista veio para fazer uma ultrapassagem num trecho de descida em off camber. Ele não avisou que estava vindo. Passou colado, me fechou e eu tomei um tombão. Levantei rapidamente para subir na bike antes que qualquer menina viesse. Foi aí que vi o guidão da bike totalmente torcido, impossível de pedalar. Tive que empurrar a bike até um ponto de apoio para conseguir uma ferramenta e consertar” revela Manuela que tinha ficado em 5º na 1ª etapa e procurava melhorar esse resultado na 2ª etapa.





Izabela Salvato que estréia esse ano na categoria elite garantiu mais um pódio chegando na 10ª colocação. Ambas estão entre as 10 melhores no campeonato.





José Ilson Jr conquistou a 6ª colocação na sub-23 e assumiu a vice-liderança no ranking nacional da categoria em 2010. O atleta mostra tremenda consistência na categoria, Ilsinho havia fechado o ano de 2009 na 3ª colocação no ranking brasileiro.





Por falta de organização da CBC e FMC nossa atleta Raquel Gontijo foi obrigada a correr na sua categoria e não pode correr na categoria elite para poder correr o mundial Masters em Setembro desse ano. Como ela reagiu a esse contratempo? Com uma bela vitória em sua categoria. Ela liderou de ponta a ponta! Parabéns Raquel!





Cesar Gonçalves é um dos grandes nomes da OCE. Sua impressionante consistência com bons resultados anos após anos se deve a sua dedicação e seriedade nos treinos.  Mesmo largando na última fila Cesar fez uma corrida de recuperação e chegou na 5ª colocação na sub-30 que tinha quase 100 atletas competindo.  Cesar participou do Cape Epic 2010 e conquistou o 2º melhor resultado de uma dupla brasileira na história da competição. O atleta novamente confirmou presença na maior prova de mountain bike do mundo (ABSA-Cape Epic) fazendo dupla com outro atleta OCE, Silvio Otávio.





Confiram alguns relatos e resultados de atletas nosso na competição:
Hailton Lara - Cat sub 50: “É isso ai...sofri muito na primeira volta, por causa do ar frio e úmido, tava osso de respirar. Mas acho que fiz uma corrida boa...esperava ficar entre os 10, mas acho que o 12º foi legal. Me senti bem, circuitinho bastante pesado com duas etapas de subidas duras. Acho que estou melhorando muito técnica e fisicamente. Tenho que melhorar minha força para o XCO para tentar compensar a técnica, entende??? O nível é muito alto ai, mais que o brasileiro para minha categoria... mas me senti muito melhor.”





Breno Bizinoto - Cat Sub-23: “No ano passado, eu tomei volta 2 vezes! esse ano eu tomei uma! Ou seja, eu dei 6 voltas no percurso enquanto era pra dar 7. veja o tempo de cada volta 
BRENO BIZINOTO FRANCO 
1a: 00:21:48.62 / 2a: 00:21:47.79 / 3a: 00:22:29.81 / 4a: 00:22:53.56 / 5a: 00:22:50.79 / 6a: 00:31:52.51 / 
Eu fiquei em 28° lugar, mas a partir do 15° todos também deram só 6 voltas. Minha ultima volta foi mais demorada porque meu pneu foi esvaziando, e eu insisti em não consertar e perder um pouco de velocidade nas descidas com pneu vazio. Mas no final, tive que arrumar, e perdi mais tempo ainda. Fiquei muito feliz com a minha performance nessa corrida, acho que as duas corridas de XC que eu fiz esse ano mostraram um progresso grande, visto meus resultados anteriores neste tipo de prova.  Eu cheguei bem, tava disposto, sem demonstração de cansaço exagerado.”





Themmer Dias: "Eu nunca senti tanto frio na vida, mas valeu demais. Minha prova foi boa, mas certamente poderia ter sido bem melhor. Tinha duas metas: melhorar o tempo geral do ano passado (mesmo com o circuito um pouco maior) e não afogar. Fiz as voltas consistentes e com boa força muscular. Zero sinal de cãimbras que me prejudicaram muito ano passado. Eu estou treinando com boa regularidade e certamente poderia ter feito voltas melhores. Com um ano de treinos regulares (comecei pra valer em Março de 2009), depois de mais de 10 anos longe da bike, acho que estou no caminho certo para minha meta de médio e longo prazo. Meu tempo geral ficou 07min e meio abaixo do que fiz ano passado, mesmo com o circuito um pouco maior. Agora é treinar pra Inconfidentes."





Giulliano Mendes - Cat sub-35: “Fiquei feliz pela prova... fiquei em 33º lugar de 88 competidores e baixei em 5’30” o tempo de 2009... a CI é disputada demais e a Sub 35 é onde tem mais gente e o povo rodando a pouquíssimos minutos acima da elite...aafff...”


Treinador de Giulliano, Felipe Miranda comenta sobre o desempenho de seu atleta na prova: “Parabéns demais! Gostei de saber que você se sentiu bem, melhorou em relação ao ano passado e conseguiu terminar a prova sem dor lombar ou falhas de membros superiores! Sem dúvida isso tudo é reflexo de sua dedicação com os treinos específicos juntamente com a musculação! Quanto ao treinamento de força, você tem feito tudo que é possível para estar afiado, afinal de contas, além do trabalho com a musculação você passou por intervalos como os sprints de subida que são especificos para os XCO. Depois do Big, vamos fazer um ciclo para o mundial, então poderemos trabalhar com intervalos de força especifica (IFE) antes dos trabalhos específicos de força com os sprints! Parabéns Giulliano e demais atletas OCE!"





Frederico Abreu em seu 2º ano de competições conquistou a 39ª colocação na sub-35 andando do lado das maiores feras do MTB brasileiro.





Jhousefer Amorin, de Goiás: “Fiquei muito desgastado com a corrida e principalmente com o deslocamento, no domingo vim direto sem dormir, foram 15 horas de viagem, que é muito cansativo. Eu ainda não consegui chegar no meu máximo nas provas de XCO, sinto que poderia ser melhor, pois quando termino a corrida não me sinto exausto, porém não sei porque meu metabolismo não consegue chegar nesse máximo, você me passou no finalzinho da minha corrida e assim como os outros atletas da Elite que me passaram consegui acompanhar e tirar uma diferença legal. Fiquei em 21º e espero que em Congonhas consiga um resultado de maior expressão. Quero chegar bem pro Brasileiro de Maratona e depois descansar e começar a base o quanto logo pra ver se no próximo ano a gente consegue melhores resultados e em 2012 partir pra Elite. Esse é meu objetivo!
Parabéns pelo resultado na Copa!”


Edson Ferreira - sub 40: “Eu me senti bem, diferente da copa inconfidentes. Andei no ritmo que aguentei, sentindo que estava forte tendo força para manter o ritmo. Claro que não estou nada satisfeito com o resultado, mas entendo que tenho muito que melhorar. Os adversários estão realmente muito fortes. Meu tempo em relação ao ano passado melhorou cerca de 1'30".”





Alipio Moreira de Uberlândia que fez uma excelente corrida na primeira etapa em Araxá chegando na 14ª colocação repetiu o feito e andou muito forte neste Domingo. Chegando na 18ª colocação de uma corrida bem mais disputada com mais de 50 inscritos na categoria. Alípio agora foca nos treinamentos para o Brasileiro de MTB que acontece no dia 17 e 18 de julho. "Eu fui assim, não muito preocupado com colocação, queria fazer uma corrida regular andando sempre no mesmo ritmo, mas não estava me sentindo muito bem durante as 3 primeiras voltas, pois as pernas estavam formigando bastante (acho que por causa do frio).  Fiquei satisfeito com o resultado, mesmo sabendo que eu podia andar um pouco mais rápido. Mas tá bom e vivendo e aprendendo rsrsr..."





Carlos Alberto também de Uberlândia completou forte a corrida na categoria Sub 45. Carlinhos que esta na fase de base do seu treinamento tem como foco o Mundial de Máster e as grandes maratonas como o Iron Biker e Brasil Ride.


Fernando Reis nosso grande atleta OCE, largou forte juntamente com Henrique Furtado, ciclista e treinador da OCE. Os dois estavam andando juntos entre os 10 da Sub 30 quando Henrique tem sua corrente estourada resultando em um tombo e abandono da prova. Fernando perdeu alguns minutos ao ajudar seu amigo, mas mesmo assim terminou forte chegando entre os primeiros 25 da categoria.





O piloto da fórmula Truck, e atleta da OCE Cristiano Damatta competiu na categoria sub 35 mesmo com todo o frio andou bem e chegou entre os 15 da categoria. Kiki gostou muito da prova e treina com o foco para as corridas de XCO do final do ano.





Guilherme Bonésio, atleta OCE e diretor da mais nova bike shop de BH, a Giro Sport Center, foi mais um que competiu forte e completou as 4 voltas da categoria SUB 35.





Parabéns a todos os atletas da OCE, à Pri que organizou toda a estrutura da OCE no evento, às fotografas Clara Valente (http://www.flickr.com/photos/claravalente2/) e Débora. A Specialized e a Giro Sport Center que nos proporcionaram uma super estrutura. Parabéns a todos que fizeram parte desse final de semana de gala!