terça-feira, 26 de abril de 2011

Copa Internacional Banco do Brasil de MTB 2011











A cidade de Araxá recebe pelo 8º ano consecutivo a primeira etapa do maior campeonato do Brasil, a Copa Internacional de MTB. A prova que é seletiva para os Jogos Panamericanos e válida pelo Ranking Internacional da UCI aconteceu no ultimo domingo, dia 17/04 e contou com a participação de vários atletas da America do Sul, e em mais um ano a OCE recheou os pódios de várias categorias!


Esse ano o circuito contou com um novo trecho, os atletas tiveram que superar pedras, madeiras e saltos no “Descidão Dona Beja” que foi um atrativo ao publico e desafio aos atletas, onde se “ganhava” alguns segundos em relação a uma passagem mais longa! 



Felipe Miranda - 3ª Largada / 12:40hs - Copa Internacional de MTB #1 2011


Elite Masculina
Nossa equipe contou com 6 atletas na Elite do MTB , 2 deles em seu primeiro ano na categoria máxima. E depois da linha de chegada, a OCE-treine.net mostrou que está na briga por esse título.
Uma das maiores atletas do Brasil na modalidade, Érika Gramiscelli, conseguiu um excelente resultado se sagrando vice-campeã.  Com o 2º lugar Érika está firme na briga pelo campeonato que a OCE tanto almeja!  A atleta teve um início de temporada conturbado pois pode retornar aos treinos apenas em Janeiro devido a uma lesão adquirida no Brasil Ride em 2010.  GARRA Érika, traz esse título para a família OCE!
Com o crescimento da participação feminina nas competições temos que parabenizar também nossa outra representante na categoria máxima do esporte, Marcia Helena de Paula fez 15º em um dia que a categoria bateu recorde de escritos, foram mais de 25 atletas nacionais e internacionais!  Fica firme Marcinha!


Uirá Ribeiro de CastroJúnio Alves e Gustavo Ricardo ficaram entre os 25 melhores pilotos em uma categoria que contou com cerca de 75 atletas.  Uirá e Gustavo vieram de uma maratona de quase 8 finais de semana de competições com excelentes resultados.  Gustavo estreou na Elite do MTB entre os melhores.  Outro estreante na categoria foi o atleta de Júnio Alves que emplacou vários resultados expressivos nas competições de 2011.  Gustavo e Júnio,  a OCE acredita no sucesso de vocês na ELITE MASCULINA!


Hugo Prado Neto, tinha boas expectativas de uma boa prova, pois havia retornado de uma ultramaratona de 8 dias e estava em pico de forma, mesmo sendo modalidades com exigências fisiológicas opostas.  “ Sabia que estava em excelente forma, muitos atletas de XCO da Europa e do mundo vão ao Cape Epic tanto para obter glória(é a corrida de MTB mais televisionada e disputada do mundo) tanto para entrar em forma para a temporada de XCO.  Por esse motivo voltei animado para a Copa Internacional pois tive 2 semanas para descansar e usufruir desse treino de luxo que fiz na África do Sul” relata Prado Neto.  Quando seu pneu saiu do aro e jogou suas chances de uma boa colocação para o alto, Hugo correu a pé até o apoio e começou sua prova 17min(quase uma volta atrás do líderes) o atleta e técnico continuou na prova com uma roda emprestada terminando em 45º.

Sub-23

José Ilson Jr e Breno Bizinoto foram os representantes da categoria sub-23.  Brigando pela liderança nacional Ilsinho teve uma excelente largada porém sentiu o peso de várias competições seguidas e de uma leve sinusite que teve na semana que antecedeu a prova e teve que abandonar.  Breno Bizinoto enfrentou atletas na categoria com anos de treinos que se dedicam integralmente ao esporte.  Estudante te arquitetura Breno acorda para treinar as 4 da manhã todos os dias, estuda durante o dia e no final de semana encara as feras nas pistas de MTB pelo Brasil.  Breno, parabéns!

Sub-30


Alípio Moreira de Uberlândia, conquistou mais um pódio da OCE na Copa Internacional. Melhorando consideravelmente do ano passado para esse, Alipio andou forte chegando na 9ª colocação de uma das mais disputadas categorias da copa!

Jhousefer Kennefer, de Rio Verde (GO) mostrou viajou 600km e obteve um excelente resultado chegando em 14º em uma categoria com cerca de 100 atletas.  Ele foi o melhor atleta da OCE na categoria ficando a apenas 4 colocações do pódio.  Jhousefer, estamos torcendo para você pegar pódio na 2 etapa da Copa.


Henrique Furtado, atleta e treinador da OCE estreou e aprovou a bike 29er no circuito técnico de Araxá. “Fiz uma largada forte e senti muito bem na pista com a nova bike, infelizmente a corrente arrebentou na terceira volta, corri ate a área de apoio com a corrente na mão, arrumei, e terminei a prova forte!” 

Sub-35

A sub-35 bateu recorde de inscrito, foram 135 atletas, que fez com que a categoria fosse talvez a mais disputada da prova.  Mesmo com uma pista com muitos locais de ultrapassagens a largada era fundamental.  Por esse motivo muitos atletas ficaram mais de 40min na porta do gate para largar bem posicionado.


César Gonçalves de Uberlâdia era com certeza um dos favoritos da categoria, mas como eram poucas voltas para a categoria o aquecimento no rolo também era fundamental.  Depois de treinar para o Cape Epic e conquistar a posição de melhor dupla sulafricana em 2011, César estava com um sistema aeróbico fortíssimo e precisava aquecer bem para suportar a prova de Araxá que era muito curta com muita explosão. Com isso, César largou entre os últimos e fez uma prova alucinante passando mais de 50 atletas e chegando na 3ª colocação a pouquíssimos segundos do 2º colocado. “Em minha opinião essa foi a melhor performance de todas as categorias nessa etapa da Copa.  Temos que levar ainda em consideração que César teve apenas 1:30hr para realizar essas ultrapassagens.  Eu não tenho as estatísticas mas diria que ninguém nunca realizou uma performance semelhante igual essa que presenciei.  Além da forma física de César que era óbvia ter um psicológico e sangue frio ter realizado essa performance de gala, parabéns César” diz seu técnico Hugo Prado Neto.


Fred Abreu e Themmer Dias também representaram a OCE e completaram a prova com performances superiores as suas próprias performances em relação ao ano passado.  Ambos os atletas ficaram satisfeitos com a consistência durante a prova e prometem ainda mais na 2ª etapa, em São Lourenço-MG.

Márcio Fidelix veio de Maceió e mesmo não tendo oportunidade de treinar em percurso técnico no Nordeste encarou a pista supertécnica em Araxáe finalizou a prova.  Márcio também foi prejudicado pela TAM Linhas Àereas  que extraviou sua bike e entregou ela apenas no sábado, meio dia antes da sua largada no domingo.  “Em relação a prova, o que posso falar é que não estava muito bem pois fiquei praticamente dois dias sem dormir bem por causar do extravio da bike, mesmo tendo uma cabeça legal pra mim foi muito difícil, não deu pra dar tudo que tinha.

O Professor Magnus Cesar competiu na sub 35 e conta um pouco da sua experiência para agente: “Larguei muito mal, saí atrás do pelote, parei no primeiro afunilamento muitos segundos e tinha maluco desesperado querendo atropelar todo mundo. Forcei muito na primeira volta e senti a pressão. Na segunda volta afoguei e pensei que a corrida já era um fracasso. No meio da terceira volta ressucitei! Na quarta volta estava voando e ultrapassei 4 caras da minha categoria.
Lição do dia: chegue cedo para provas de XCO, saia forte na largada e mantenha o passo Cancelara o restante!”


Sub-40

O Cape Epic na África do Sul deixou outro atleta da OCE em extrema forma física e mental,Sílvio Otávio.  Parceiro de César na Cape Epic, Sílvio queria a vitória e fez uma prova impecável, mas não teve nenhum controle contra seu maior inimigo nessa etapa, o tempo curtíssimo da prova para essa categoria.  Silvio foi vice-campeão da etapa chegando apenas 19seg de Márcio Ravelli.  Queremos esse título Silvinho!

Sub-45


Edson Ferreira Lima encontrou verdadeiros dinossauros do MTB, fez voltas extremamente consistentes e visava o top 10. O alto nível da prova provou que o top 10 está bem mais difícil do que o ano passado mas acreditamos que na 2ª etapa Edson melhor sua posição de top 20 na categoria. “ A prova foi excelente, foi muito bom correr no novo horário. Com isso acabou o stress do café da manhã no hotel.  Quanto a pista e organização como sempre foi um exemplo a ser seguido por outros organizadores. Pista muito boabem exigente, bem sinalizada. Puro xc.”

Carlos Alberto “Carlinhos” atleta veterano OCE, mesmo passando por tempos difíceis de muito trabalho, competiu e terminou forte a prova. Agora treina para a segunda etapa em São Lourenço com o objetivo de competir o Mundial Master em Julho.


Eduardo Marques Braz "Coxinha" vem treinando com muita disciplina e tem se superado a cada prova conquistanto muitos podios. Em Araxá o atleta fez uma prova regular, largou forte e fechou a prova na 17ª colocação, sua meta para as proximas etapas é fechar entre os top 10!


Sub-50

Cláudio Dutra também bateu na trave no pódio em Araxá, mesmo com problemas mecânicos desde a largada o atleta conquistou a 13ª colocação.  Cláudio é outro atleta da OCE que retornou da África do Sul mais forte do que nunca.  Mesmo com a desistência de seu parceiro ele terminou todas as etapas e recebeu a honra de ser um FINISHER na maior prova de MTB do mundo.

Sub-17


Glaucon Henrique de Mariana MG andou bem porém problemas mecânicos o impediram de concluir a prova inteira.

Kéverson Alves, fez bonito na estréia da categoria sub 17 chegando na oitava posição e a menos de 5 minutos do primeiro lugar. Keké é atleta apoiado pela OCE e um dos grandes nomes para o futuro do MTB!

Parabéns a todos os atletas OCE presentes, a organização da prova e a cidade de Araxá por proporcionar um fim de semana com um mountain bike de alto nível!



CIMTB 2011 - 1a etapa Araxá/MG from Ox Videos on Vimeo.