segunda-feira, 15 de março de 2010

ABSA CAPE EPIC 2010: favoritos e os brasileiros no desafio



Tudo pronto para a ultramaratona de mountain bike que acontece entre os dias 21 a 28 de março, na África do Sul. Conheça quem são os favoritos e os brasileiros neste desafio
O ABSA Cape Epic é uma prova de mountain bike no formato ultramaratona, em que os competidores devem correr em equipe “dupla” e enfrentam 8 dias de prova consecutivos que passarão pelos lugares mais belos e inóspitos do oeste da África do Sul. O percurso muda a cada edição e o número de participantes é limitado a 1200 atletas amadores e profissionais, vindos de aproximadamente 50 países. As 8 etapas somam uma distância total de 722km e uma ascenção acumulada de 14635m, o que faz da prova uma das mais duras do mundo.



Favoritos 

Nesta 7ª edição a prova está mais competitiva do que nunca. Os maiores nomes do mountain bike mundial já confirmaram presença na África do Sul. Atletas com títulos de campeão mundial elite e sub-23, medalhistas olímpicos com ouro, prata e bronze, estarão no páreo para conquistar o direito de vestir a camisa amarela zebrada da Absa Cape Epic 2010. Os favoritos ao título de 2010 são:


Bulls – Karl Platt e Stefan Sahm – Alemanha – A dupla é a tricampeã da prova (2004, 2007 e 2009) e virá com força máxima para defender o título.


Trek-Brentjens – Bart Brentjens e Jelmer Pietersma – Holanda – O numeral é pelo excelente retrospecto e respeito ao capitão da equipe, Bart Brentjens que possui na carreira nada menos do que duas medalhas olímpicas.
Songo-Specialized by DCM – Christoph Sauser (Suíça) e Burry Stander (África do Sul) – A dupla formada pelo ex-campeão mundial de cross country, Chris Sauser e o atual campeão mundial de XCO na categoria Sub-23, Burry Stander vem com tudo para conquistar o título em 2010, pois em 2009, após vencerem 5 das 7 etapas, eles não levaram o título devido uma penalização.


Scott-Swisspower MTB-Racing - Nino Schurter e Florian Vogel – Suiça – A dupla suíça talvez seja o time mais forte da competição se forem analisados individualmente, já que Nino Schurter é o atual campeão mundial de XCO e Vogel foi medalha de bronze no mundial de XCO 2009. No entanto, ambos pedalam pela primeira vez no Cape Epic, uma prova de ultramaratona em que o jogo de equipe é fundamental para conquistar o título.


Multivan Merida 2 – José Hermida (Espanha) e Rudi Van Houts (Holanda) – A equipe internacional Multivan Merida terá duas equipes na disputa. José Hermida encabeça o time 2, no entanto, o ciclista vice-campeão olímpico em 2004 está mais forte do que nunca e espera um bom resultado.


Trek World Racing - Lukas Flickiger e Mathias Fluckiger – Suíça – Os irmãos suícos Fluckiger participaram pela primeira vez da Cape Epic no ano passado e chegaram a vencer a sétima etapa. Neste ano, voltaram com mais experiência para conquistar melhores posições.


MTN Qhubeka Topeak Ergon - Kevin Evans (África do Sul) e Alban Lakata (Austria) – A dupla formada pelo sulafricano Kevin Evans, que tem 6 Cape’s completados na carreira e pelo vice-campeão mundial de maratona, o austríaco Alban Lakata prometem dar trabalho aos adversários. De olho neles!
Brasileiros 
O país será representado por 19 duplas, sendo que 3 ciclistas do grupo de 38 são estrangeiros, um holandês, um angolano e um norte-americano que fazem parceria com os brasileiros. A dupla mais aguardada é a Epic Brazil que conquistou a 7ª colocação na categoria Master, em 2009. Neste ano, a equipe é formada por Daniel Aliperti e Michel Bogli, ambos que pedalam para tornar-se Amabubesi (somente atletas que completam a prova 3 vezes).


Outra esperança de bom resultado é a dupla OCE- treine.net Brasil, com os ciclistas Hugo Prado Neto e Uirá Ribeiro de Castro. Pela primeira vez na história o Brasil terá uma dupla profissional na elite da competição, que pretendem terminar entre os 10 melhores do mundo, uma missão difícil, mas não impossível. Os ciclistas mineiros, aliás, estarão em peso na África do Sul. Pelo segundo ano consecutivo, o atleta e treinador OCE de BH, Felipe Miranda e Vinicius Souza Cruz irão formar a “Ultra Epics”. Além deles Josias Barbosa vai competir com Thiago Meneses Fernandes, que cedeu o próprio nome ao time. O país ainda terá uma dupla na categoria mista, com Flavia Dall Acqua e Rodrigo Vasconcellos.


Cobertura online- Outro destaque é a participação da equipe Bikenamidia.com no Cape Epic 2010. A dupla é composta pelo jornalista Andre Piva e Ulisses Valarelli. Além de participar da prova, o time fará a cobertura jornalística online do evento, através de boletins diários no http://www.bikenamidia.com, e informações que serão compartilhadas junto às mídias brasileiras.


Festa de confraternização – Faltando dois dias para a largada da Absa Cape Epic, os participantes serão recebidos com a festa “Around The World Party”, no dia 19 de março, das 18h às 20h30, no V&A Waterfront, em Cape Town. A organização recomenda que cada um que comparecer vista-se com as cores do seu país.


Novas Regras – A organização da Absa Cape Epic e a UCI apresentaram novas regras para os ciclistas profissionais, federados pela UCI ( União Internacional do Ciclismo) que buscam pontos na ranking mundial e disputam a premiação na categoria masculina. A principal mudança na regulamentação da prova é que agora está permitido o suporte técnico interno durante a prova, entre atletas da dupla, mesmo patrocinador ou outro competidor que ofereça ajuda. As equipes prós ainda terão direito a uma área de apoio mecânico, em que poderão dispor de rodas e ferramentas extras, assim como 3 pontos de água. Ajuda externa continua proibida.


Troféu de Bronze – Pela primeira vez na história da competição será entregue um troféu de bronze aos vencedores da Absa Cape Epic. Os troféus foram produzidos pelo artista e escutor Niel Jonker (http://www.nieljonker.co.za) que fez um excelente trabalho que será revelado no dia 20 de março 2010, no dia da retirada do kit da prova, em V&A Waterfront, na Cidade de Cabo.



Grand Finale – A final da ultramaratona de MTB será acolhida com música ao vivo. Uma das bandas sul-africanas de maior evidência na atualidade, a Watershed fará uma apresentação especial no encerramento da Absa Cape Epic 2010, em Lourensford Wine Estate, no domingo dia 28 de março. O espetáculo vai começar a partir do 12h30, para que os espectadores e familiares acompanhem a chegada dos atletas em clima de festa. O mais interessante é que enquanto os ciclistas estiverem pedalando a caminha da chegada, outros eventos esportivos ocorrerão simultaneamente para entretar toda família, como por exemplo, a corrida rústica de 6 ou 12km entre as parreiras de Vineyard.


Curiosidades – Em 2008, a 5ª edição da ultramaratona de MTB Absa Cape Epic foi considerada uma das mais difíceis da história do evento e do mundo. Foram nove dias de pedal, com 1200 ciclistas participantes que percorreram 966 km de extensão com 18.529 metros desnível acumulados de subidas. Apesar de todas dificuldades, 80% dos atletas completaram a competição. Para realizar um evento nestas proporções de classe internacional é preciso realmente mega estrutura. Acompanhem os números:
⁃ 140 veículos registrados, incluindo carretas para transporte de água (34 mil litros), 4 carretas de dormitórios, 7 veículos refrigerados, 5 furgões, 20 kombis, 10 quadri-ciclos, 24 motos entre outros;
⁃ 225 toneladas de equipamentos são transportados diariamente, incluindo: 1700 cadeiras, 17 mesas, 2400 barracas, 1 400 colchões, 22 000 m²de tendas, 700 metros de cerca para largada e chegada, 33 chuveiros, 125 banheiros portáteis, 500 mil litros de líquidos;
⁃ Para alimentação foram consumidos:13 500 bolinhos (muffins), 27 mil pastries, 3.500 pacotes de pão, 79800 litros de suco natural, 2.100kg de macarrão, 3.800 kg de arroz e batata, 1400kg de cereais, 21200 porções de manteiga, 18 mil sucos de caixinha e 11 mil litros de leite.



 


Fonte: Mbikecom / colaboração OCE Treine.net
Fotos: divulgação