segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Características do MTB-XC

Por: Henrique Peres Furtado




Diferente do ciclismo de estrada e do MTB maratona, a modalidade de MTB cross-country possui características peculiares que fazem da técnica do treinamento uma verdadeira arte. Portanto é importante saber identificar e avaliar essas características antes de iniciar o planejamento dos treinos.



O MTB-XC é um esporte olímpico praticado e competido no mundo todo. As competições são relativamente curtas e tem por média 120 minutos de duração. Isso faz com que a intensidade seja dita como alta levando a média de batimento cárdico do tempo total de prova a 88% do máximo. O percurso tem por media 8km e a energia gasta para superar a dificuldade técnica repetida em cada volta é outro fator que faz com que 80% da prova seja executado acima do limiar aeróbico.




A largada rápida e intensa tem como objetivo posicionar o atleta fora de qualquer congestionamento antes de entrar para o single-track, desde então a força aplicada nos pedais atinge altos níveis (acima de 500W de potência) devido as subidas curtas e íngremes e a resistência do terreno técnico no arraste da bicicleta.


A força isométrica dos músculos nos braços e pernas necessária para controlar e equilibrar o corpo e a bicicleta, faz com que o metabolismo de energia anaeróbica seja um fator importante na performance do MTB-XC. Portanto um trabalho de fortalecimento e equilíbrio dos músculos estabilizadores como os da coluna lombar e torso seja de grande importância. 


As características fisiológicas dos atletas profissionais de MTB-XC indica que a capacidade aeróbica alta (Vo2max>68ml/kg/min) e a habilidade de sustentar um esforço alto por um tempo prolongado são pré-requisitos para competir em alto nível. Assim, os intervalos com intensidade alta deverão ser estudados e prescritos pelo treinador que irá adaptá-los baseado na necessidade de cada atleta.


Um estudo feito com atletas profissionais de MTB-XC durante um período de 15 corridas (Stapelfeldt et al.) confirmou a alta variação de intensidade e determinou médias de tempo em três diferentes zonas de esforços mostrado a seguir. Com uma media de 145 minutos de corrida a oscilação da intensidade foi determinada assim:


18%  do tempo de prova abaixo do limiar aeróbico (esforço fácil-moderado),


51%  entre o limiar aeróbico e a zona de acúmulo de acido lático (esforço moderado-difícil),


31%  acima da zona de acúmulo de acido lático (esforço difícil).
           
Devido a essa oscilação de intensidade que o treinamento para o MTB-XC deve ser muito bem planejado, além da necessidade de uma boa relação, comunicação e entendimento entre o atleta e o treinador que pode fazer a diferença. 
Bons treinos!




Com um passado no motociclismo fora de estrada, e com o objetivo de torna-se profissional no esporte Henrique iniciou no ciclismo e competiu em diversas provas de MTB maratona e cross-country no Brasil. No exterior estudou na área do esporte e competiu entre os melhores ciclistas de MTB e ciclismo de estrada, tornando especialista em contra-relógio. Hoje faz parte da equipe de profissionais e atletas OCE.